Postagens mais visitadas...

09 fevereiro, 2012

DOGMAS, INSUFICIÊNCIA DE PENSAMENTOS...

 Vejo que o sistema Dogmático o qual um jurista "cegue", é de simples entendimento, ou seja, não há interpretação, segue-se a lei literalmente, sendo assim, julga-se que os juristas deste seguimento não conseguem interpretar, simplesmente decoram, fria e mecanicamente, são peças imutáveis ou servos engessados do Estado.
 Diria, se soubesse, que esta corrente foi criada intencionalmente por burgueses ou religiosos com um único intento, o de controle social, pois esta linha vem enlaçar esses robôs influenciados por todo tipo de política.
 Não esquecendo que há forte influência burguesa, religiosa e de outros setores da sociedade na gênese das leis, o que vem a reforçar a tentativa de controle absoluto(absolutismo) sendo este camuflado nas esferas inferiores da sociedade em forma de sentenças paradoxais, dissolvendo parcialmente a jurisprudência.
 Desta forma, entende-se que o controle absoluto existe, de forma velada e disfarçada em democracia, com exemplos de justiça plena somente nos casos em que a parte que fere os códigos é oriunda da classe inferior, ou seja, emergente ou pobre.
 Com exceção quando há interferência da mídia, tornando o caso de conhecimento popular, dando ênfase a comoção, barganhando audiência.

     

O POSITIVISMO É NECESSÁRIO?

 O positivismo é contrário a teologia, no entanto a maioria das religiões,(se não todas) tem seu lado positivista, através de suas leis e regras, sendo assim, é certo afirmar que o mundo teológico, independente de seus fundamentos metafísicos, necessitam e utilizam partes do pensamento positivista, caso não assumam diretamente, chamemos de "Positivismo Paralelo Teológico", evitando assim um confronto, mesmo com opinião de que seria sadio no âmbito dialético da coisa.

REFLEXÃO JURÍDICA...

 "DESSA MANEIRA, SURGIU O EMPREGO ATUAL, MAIS COMUM, DO TERMO IDEOLOGIA, COMO SENDO UMA SÉRIE DE OPINIÕES QUE NÃO CORRESPONDEM A REALIDADE"
 ROBERTO LYRA FILHO, O QUE É DIREITO, pág. 17.

A ideologia não corresponde a realidade porque nasce do anseio á mudanças da mesma, sendo assim, não existe ideologia realista, ou seja, se a sociedade não necessita de mudanças não brotarão opiniões com intenções de melhora desta.
É sabido e notório que toda sociedade vive em processo de mutação sempre...